Ilhéus realiza Oficinas Criativas de Livros Artesanais

Produção de livros artesnais não é tão nova assim
Arquivo/Google/Imagem Ilustrativa

Criar, confeccionar e ilustrar seus próprios livros: o que seria um sonho para muitos escritores torna-se realidade para crianças, adolescentes e adultos da cidade de Ilhéus-BA. Organizada pela Associação Filtro dos Sonhos, a editora Casa Aberta - Livros Artesanais promove a partir deste mês oficinas gratuitas de produção de livros. O evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura da Bahia através do edital de Economia Criativa (Fundo de Cultura 2014).

Serão três oficinas criativas ministradas por profissionais que transitam em vários espaços do Brasil e do mundo. A primeira, Oficina Livre de Criação de Livros, acontece de 27 de abril a 2 de maio das 14h às 18h e será ministrada pela escritora Laura Castro. A Oficina Criação Literária de 4 a 7 de maio das 14h às 18h30   será conduzida pela também escritora nascida em Santa Catarina Katherine Funke. A Oficina de Ilustração e Capa, será ministrada pela multiartista Vânia Medeiros de 19 a 23 de maio das 14h às 18h. Todas as oficinas serão realizadas na sede da Associação Filtro dos Sonhos no Alto de São Sebastião.

A coordenadora da Associação Filtro dos Sonhos, Cristiane Passos, afirma que “a produção artística independente no interior da Bahia sempre existiu, a Editora de Livros Artesanais chega para potencializar ainda mais essa produção e instrumentalizar os interessados em livros para que possam criar seu próprio produto e divulgar. Está sendo um prazer para nós realizar um projeto que objetiva a formação e  promove a produção artística do interior da Bahia.

Para a curadora e também mestre em Estudos Literários, Raquel Galvão, a iniciativa surgiu de forma coletiva, um sonho de oportunizar às pessoas uma visão mais autônoma de fazer arte literária. “As oficinas criativas são grandes teias de conhecimento e  excelentes oportunidades de intercâmbio com profissionais que atuam no Brasil e no mundo. Um olhar amplo. Para Ilhéus, um evento que pode render muitos frutos”, conclui a curadora.

As inscrições serão gratuitas e estarão abertas para crianças, adolescentes, jovens, adultos, escritores ou não e demais interessados em aprender a confeccionar livros de forma artesanal e com uso da serigrafia.

As vagas são limitadas e as inscrições deverão ser realizadas através do e-mail: afsonhos@gmail.com, através do site: www.associacaofiltrodossonhos.org ou na sede da Associação Filtro dos Sonhos  na Praça do Cadete nº06, sala 01, Alto de São Sebastião, Ilhéus-Bahia, de segunda a sexta, das 14 às 16h. Mais informações: (73) 8835-8487/ 9170-5855. (Produção Executiva - Fabiane Ribeiro).

Saiba mais sobre as profissionais envolvidas no evento:

Laura Castro: escritora de bloquinhos, Laura é movida pelo desejo de experimentar diferentes possibilidades materiais da escrita. Autora dos livros "O telefone tocou novamente", 'Fio condutor' e 'Cabidela: bloco-de-máscaras', atualmente, dedica-se aos experimentos literários postados em www.oarmarinho.blogspot.com e às concepções editoriais do coletivo Sociedade da Prensa/Edtóra. É professora e doutora em Artes Cênicas, com pesquisa sobre experiências de performance em literatura. 

Katherine Funke: autora  do  livro  de  contos  “Notas  Mínimas” (2010), Katherine foi bolsista da residência artística da Funarte, desenvolvendo projeto de incentivo à leitura no Ponto de Cultura Biblioteca Barca dos Livros em Florianópolis (SC). Recebeu a Bolsa Funarte de Criação Literária (2010-2011) e fez parte de várias antologias nacionais e internacionais. Como repórter, atuou no jornal A Tarde (2005-2010), participou de equipes vencedoras do Concurso Tim Lopes de Jornalismo (2006) e foi finalista do Prêmio Esso, categoria criação gráfica (2009).

Vânia Medeiros: é baiana e reside em São Paulo. Seu trabalho se materializa na forma de desenho, cenografia, instalação, intervenções urbanas, sem se prender a nenhum suporte específico. É formada em jornalismo pela FACOM- UFBA e atualmente desenvolve um mestrado em design na FAU-USP, no qual investiga cartografias subjetivas e formas de expressar graficamente as experiências do corpo caminhante na cidade.